A Casa de Cultura Paulo Rodrigues realiza a exposição "Irmã Hermínia - Quando Canta o Coração", em homenagem a saudosa irmã educadora. A iniciativa tem também o objetivo de resgatar os Concertos do Advento, um sonho musical da irmã que se concretizou em 1976 e marcaram os natais em Rio Claro.
A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira, 28/11, às 20 horas, com a participação especial do pianista Silas Massini. A Casa de Cultura Paulo Rodrigues localiza-se no Centro de Rio Claro, na Rua 4, nº 563. A entrada é franca.
A ideia de fazer a exposição partiu de um pedido do monsenhor Jamil Nassif Abib ao presidente da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, William Nagib, para dar continuidade aos Concertos do Advento.
"Os tradicionais concertos natalinos eram organizados pelo monsenhor Jamil, Irmã Hermínia e o maestro Pedro Cameron, da Orquestra Sinfônica de Rio Claro", diz Nagib. "A mostra é o resultado de uma pesquisa realizada no museu do Puríssimo Coração de Maria e no Arquivo Público Histórico de Rio Claro, onde encontramos documentos, imagens e objetos sobre o tema, que estão muito bem preservados", explica.
Segundo Nagib, também foram colhidos depoimentos e materiais com alguns ex-integrantes de grupos musicais como Coral Jovem da Matriz, Conjunto Melo Rítmico e Coral Infantil do Puríssimo, os quais foram formados pelo trabalho abnegado de irmã Hermínia Maria Zago.
"Através de reproduções de fotografias, documentos e objetos originais, a exposição revela a trajetória da religiosa e sua inestimável contribuição para a história da música em Rio Claro", completa Nagib.
Segundo a curadora da exposição, Ilidia Faneco, a maneira muito bem organizada em que se encontram os elementos pesquisados facilitou o trabalho. "Uma marca da personalidade de irmã Hermínia era a organização", diz Ilidia. "Os arquivos estão datados e catalogados, bem como os eventos que estão registrados de forma impecável", completa.
A exposição contém partituras, cadernos e manuscritos que serão exibidos em reproduções. Traz objetos originais, como o primeiro caderno de música de irmã Hermínia, de 1946, e livros de canto orfeônico de Heitor Villa-Lobos, com quem ela teve aulas. Acompanham também textos primorosos de Rosa D'Urso Hebling.
"Optamos por mostrar todo o material coletado para que público encontre a dimensão de suas atividades na igreja e na comunidade", explica Willian Nagib ao destacar alguns itens que serão exibidos no evento como cadernos litúrgicos, diplomas do Coral Jovem da Matriz e do Coral Revelação do Estado de São Paulo e o LP gravado do Conjunto Melo Rítmico.
A exposição natalina pode ser vista de 29 de novembro a 22 de dezembro, das 15 às 21 horas. A entrada e franca.