O município de Rio Claro passou a contar com um espaço público para a realização de cursos e palestras de geração de renda, treinamentos e eventos educativos na temática da segurança alimentar e nutricional. "Aqui daremos a oportunidade para que donas de casa se tornem empreendedoras e ampliem seus conhecimentos nos cuidados com a cozinha doméstica", destacou o prefeito Gustavo nesta sexta-feira (29), ao inaugurar o novo espaço.
O Projeto Cozinhalimento foi implantado em Rio Claro numa parceria da prefeitura com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. "Muitas mulheres irão apreender e empreender, a partir do conhecimento que receberão neste projeto", afirmou Ezequiel Bessani, representante da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
A instalação da cozinha profissional possibilitará a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda.
"Os cursos, palestras e demais ações serão oferecidos de forma gratuita a toda a população, como incentivo a novos conhecimentos e geração de emprego e renda", explica o secretário do Desenvolvimento Social, Irineu Sentinella.
O Projeto Cozinhalimento, que inicialmente funcionará no Centro Comunitário Beija-Flor, no Cervezão, contribuirá para o desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas, à formação profissional, à educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas.
"Os primeiros cursos deverão ser realizados em janeiro, reunindo turmas semanais de 25 alunas", informa Geisa Cristina Jesus da Silva, gestora do Cozinhamento.
O vereador Julinho Lopes ressaltou a importância das parcerias que o prefeito Gustavo tem conseguido com os governos estadual e federal. "Esta busca por recursos tem possibilitado projetos como este para Rio Claro".