Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, o município de Rio Claro lançou oficialmente o calendário Afro-rio-clarense 2025, em evento realizado na noite de quarta-feira (27), no Casarão da Cultura. Esta é a terceira edição do calendário, que estreou em 2023.
O calendário faz homenagem a 12 personalidades negras que fazem parte da história da cidade. "São pessoas que deixaram um bonito legado para Rio Claro, com um histórico de luta, coragem e muito trabalho", afirmou Tu Reginatto, secretário municipal de Governo, que representou o prefeito Gustavo.
A assessora municipal dos Direitos Raciais, Maria Lourdes da Silva, também destacou a relevância de cada um dos homenageados e citou, como exemplo do trabalho que desenvolveram, as implantações do Clube Tamoyo e da Sociedade José do Patrocínio. O vereador Geraldo Voluntário e Rafael Cânova, diretor de políticas públicas, citaram avanços do município na defesa dos direitos raciais.
Familiares e amigos dos homenageados estiveram no evento, realizado pela Assessoria dos Direitos Raciais, ligada ao gabinete do prefeito.
O calendário Afro-rio-clarense 2025 tem como homenageados: Amaro Cardoso, Angela Gonzaga, Benedito Rezende, Carlão Pereira, Álvaro Costa (CCA), Benedita Francisco (Dona Dita), Germino Silva, Juracy Paulino, Lucia Felisberto, Maria Alice dos Santos, Pedro de Jesus e Plínio Ventura.